Inventário de emissões de poluentes atmosféricos.
Como estão distribuídas as fontes de emissão, sejam elas fixas ou móveis. Como cada uma dessas fontes contribuem para a emissão dos diferentes poluentes atmosféricos. Alguns desses conceitos são importantes para a gestão da qualidade do ar. Vai conhecer o que é a ferramenta do inventário de emissões; vamos apresentar os resultados do inventário de emissões do Rio de Janeiro. Esse inventário foi desenvolvido pela Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (FEEMA) hoje Instituto Estadual de Ambiente (INEA). Iremos ainda ver a definição de bacias aéreas, que é a maneira como são distribuídas as áreas para o estudo da qualidade do ar no Rio de Janeiro.
Por exemplo, no inventário de fontes fixas vamos ver os principais tipos de atividades industriais que contribuem para a deterioração da qualidade do ar no Rio de Janeiro, quais são os principais poluentes emitidos pelos diferentes tipos de atividades industriais e onde estão localizadas as principais indústrias.
No inventário de fontes fixas iremos ver quais as principais vias de tráfego, qual a contribuição de cada via de tráfego para cada um dos principais poluentes estudados.
Algumas perguntas em que podemos começar a pensar. Quem contribui mais no Rio de Janeiro para a deterioração da qualidade do ar? Os carros ou as indústrias? Quais os tipos de indústria que mais emitem poluentes para a atmosfera do Rio de Janeiro? Quais as principais vias de tráfego e quais os poluentes mais emitidos pelos veículos? Estaremos respondendo a essas e outras perguntas no final desta aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário