VISITAS GLOBAL TODO PERIODO

COMITÊ DAS BACIAS AÉREA E HIDROGRÁFICA DO RIO DE JANEIRO.

DIREITO DE TODOS.

“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e a coletividade o dever de defendê-lo e preserva-lo para as presentes e futuras gerações.”

CF 88 Art. 225

VIDAS

10 dicas para salvar o mundo.

A consciência ambiental é indispensável para a sobrevivência nos dias atuais.
A QUALIDADE DE VIDA de nossa sociedade está diretamente ligada as condições ambientais de nosso HABITAT.

Mas, o que é QUALIDADE DE VIDA ?
            "É o conjunto de condições objetivas presentes em uma determinada área e da atitude subjetiva dos indivíduos moradores nessa área, frente a essas condições" (Hornback et alli, 1974).

"São aqueles aspectos que se referem às condições gerais da vida individual e coletiva: habitação, saúde, educação, cultura, lazer, alimentação, etc. O conceito se refere, principalmente, aos aspectos de bem estar social que podem ser instrumentados mediante o desenvolvimento da infra-estrutura e do equipamento dos centros de população, isto é, dos suportes materiais do bem estar" (SAHOP, 1978).

"É a resultante da saúde de uma pessoa (avaliada objetiva ou intersubjetivamente) e do sentimento (subjetivo) da satisfação. A saúde depende dos processos internos de uma pessoa e do grau de cobertura de suas necessidades, e a satisfação depende dos processos internos e do grau de cobertura dos desejos e aspirações" (Gallopin, 1981).

"O conceito de qualidade de vida compreende uma série de variáveis, tais como: a satisfação adequada das necessidades biológicas e a conservação de seu equilíbrio (saúde), a manutenção de um ambiente propício à segurança pessoal, a possibilidade de desenvolvimento cultural, e, em último lugar, o ambiente social que propicia a comunicação entre os seres humanos, como base da estabilidade psicológica e da criatividade" (Maya, 1984).


Para que possamos garantir esta qualidade de vida em todos os seus aspectos, selecionamos 10 dicas para que cada cidadão possa engajar-se na luta para salvarmos nosso planeta:


1.   A população da terra está aumentando mais do que a natureza pode
sustentar. Para que um colapso demográfico não aconteça, o planejamento familiar é indispensável;

2.   Colabore em casa, na vizinhança, na escola. Participe de campanhas na comunidade e difunda suas idéias;

3.   Filie-se a uma ONG local e ajude na luta em defesa ao Meio Ambiente,
participe das reuniões do Conselho de Meio Ambiente de seu Município, de audiências públicas e eventos sobre a área ambiental;

4.   Acompanhe sempre as notícias sobre Meio Ambiente, mantenha-se atualizado;

5.   Escreva para jornais, revistas, rádio e internet sobre temas
ambientais. Ajude a preparar as novas gerações a respeito dos princípios ecológicos, só assim teremos a garantia de um mundo mais equilibrado;

6.   Jogue Lixo no Lixo, não jogue em rios, ruas ou em qualquer outro lugar. Lixo é todo resíduo produzido pelas atividades humanas que não é reaproveitado. O lixo é um dos problemas mais sérios da sociedade atual.

7.   Seja coerente, utilize apenas produtos que não agridem o meio ambiente;

8.   Evite produtos transgênicos ou outros que não respeitam o meio ambiente;

9.   Acompanhe o trabalho de políticos. Cobre as propostas de seu candidato e denuncie quando ele não as cumprir;

10.  Reveja seu estilo de vida. Pense em um padrão condizente com um mundo sustentável.
Fonte: http://www.resol.com.br/curiosidades2.asp?id=1388#bla