VISITAS GLOBAL TODO PERIODO

COMITÊ DAS BACIAS AÉREA E HIDROGRÁFICA DO RIO DE JANEIRO.

DIREITO DE TODOS.

“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e a coletividade o dever de defendê-lo e preserva-lo para as presentes e futuras gerações.”

CF 88 Art. 225

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Rio tem ar mais poluído que Cubatão e São Paulo, diz OMS


Cariocas respiram ar duas vezes mais poluído que o limite apontado pela Organização Mundial de Saúde. São Paulo aparece atrás, com nível de poluição uma vez acima do recomendado,

O Rio de Janeiro é a cidade brasileira com a maior concentração de poluentes no ar, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O relatório avaliou 1.081 cidades em 91 países e listou as regiões metropolitanas e países que mais lançam material particulado na atmosfera. Essas partículas podem penetrar nos pulmões e corrente sanguínea, causando doenças de coração, câncer de pulmão, asma e infecções respiratórias agudas. Dos 91 países analisados, o Brasil é o 48º colocado na lista dos que têm a pior qualidade de ar.

Limite — A OMS estabelece um limite de 20 microgramas por metro cúbico de ar como média de segurança anual. Os dados publicados mostram que no Rio de Janeiro o valor chega a 64, mais de duas vezes o limite. Das quase 1.100 cidades estudadas, o Rio está na 144ª posição entre as que mais lançam partículas poluentes na atmosfera, à frente da região metropolitana de São Paulo, 267ª colocada, com 38 microgramas por metro cúbico, quase uma vez superior que o recomendado pela OMS. Outras duas metrópoles brasileiras são citadas e tiveram resultados diversos: Curitiba tem emissão de nove microgramas acima do recomendado, e Belo Horizonte está dentro do padrão orientado pela OMS.

A Organização Mundial de Saúde estima que mais de dois milhões de pessoas morram a cada ano por respirar as pequenas partículas presentes na poluição. De acordo com o relatório, a poluição se origina principalmente de usinas elétricas e veículos automotores. A grande maioria dos centros urbanos expõe a população a níveis maiores que o recomendado pela OMS.

Nenhum comentário: